Pesquisar este blog

1.5.12

Sobre doença e cuidado


Sumi. Quem me acompanha no twitter e no facebook sabe porque: dengue. Fiquei deitada por 6 dias sentindo dores muito fortes, enjôo, fraqueza, remédios e médicos. Agora estou bem, só lidando com a chatice da coceira que as manchas vermelhas causam. Mas foi desesperador. 
Acho que o pior de tudo nessa doença foi enfrentá-la sozinha. Hoje, quando pude ficar com minha irmã e sua família por poucos minutos, eu me senti muitíssimo melhor. Infelizmente fiquei doente numa época em que minha família não podia estar comigo. Foram 6 dias deitada sozinha em casa, sem forças pra fazer nem a minha própria comida, passando mal até no banho e pensando que eu só queria alguém aqui. Alguém pra me dar conforto e fazer a coisa ser menos chata. 
Por sorte, isso foi uma situação muito específica. Em geral, minha mãe vem me ver e fazer o bom e velho chá que cura tudo. Imagino como deva ser horrível para quem nunca tem essa sorte. 
Alguns podem achar drama, mimimi, manha. Não acho. Estar doente é difícil e triste. Já enfrento a vida diariamente, como todo mundo. Tenho que ser forte para tudo e estou sempre sozinha. Mas quando estou doente e meu corpo não responde à força que necessito, eu realmente preciso de ajuda. 
Acho incrível quem não precise. Incrível e mentiroso. A pessoa dá um jeito, enfrenta, eu enfrentei esses dias. Mas dizer que não precisa e que desejar ser cuidado quando se está doente é manha, é mentira. 
Quando o corpo adoece, o equilíbrio se desfaz. Cada pessoa reage de um jeito, no entanto é esperável que as emoções fiquem afloradas e a mente não faça a sua parte tão perfeitamente. 
Cuidado, carinho, aquece o coração. Acalma. Faz ter a segurança que nada pior vai acontecer, porque qualquer coisa tem alguém ali para te ajudar. 
Mulheres têm a mania de dizer que "homem é mole, qualquer resfriado faz um show" e coisas do tipo. Acho apenas que eles aceitam ser cuidados. Eu também aceito. Se estou doente quero cuidado. E estou disponível a cuidar, quando for o contrário. 

2 comentários:

  1. Pobre da minha amiga, aparentemente ficou mais "dengosa"!

    Bahh, garanto que não tinha escutado essa ainda. kkkk [LUGAR COMUM MODE OFF]

    Guria, eu estive afastado um pouco, mais por fase de querer ficar longe da internet do que qualquer outra coisa. Espero que tu estejas 100% agora e que essa doença fique só como uma história de tempos atrás.

    Sobre cuidados, acho que todo mundo gosta de ser cuidado, quem não quer saber que importa? Que tem gente que te quer bem... de verdade? Infelizmente essa situação tua foi meio extrema, como percebi, sem o cuidado que merecias, mas não por vontade!

    Uma coisa de se ficar sozinho é que sempre se pensa o que vai acontecer qdo ficar velho e se esquece que podemos precisar de alguém daqui a uns 15 minutos... nem que seja um colo ou algo assim. Faz falta... pode ser um companheiro, amigo ou familiar! Não interessa, somente alguém que possa estar ao lado já ajuda.

    Na minha fase "voluntario" (que ainda não passou hehehe, mas já foi mais extrema) eu pensei em acompanhar pessoas no hospital, conversar, essas coisas... mas eu sou cara durão mais emotivo que conheço e desisti pq achei que iria me consumir muito.... uma vergonha pra mim. Espero que se um dia eu ficar sozinho em um lugar apareça alguém, para só ficar do lado e conversar!

    Ahhh, já viajei legal, não? kkk O que comecei falando mesmo? Quem estava doente? kkk Como comecei a falar de mim mesmo??? hahahaha

    Beijos Micaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. hahahhahaa ai flá eu ainda racho com quase tudo que você fala! Obrigada, estou ótima agora, melhor que antes de adoecer, minha disposição melhorou.

    Adorei suas reflexões, tanto sobre precisar de alguém como sobre você mesmo. Eu não escrevo só para minha catarse, em verdade, eu só sei conversar rs Sem interlocutor, escrever é estéril.

    Beijão :)

    ResponderExcluir